Omini-Channel é Estratégia na Obtenção de Novos Clientes

Já está mais que esclarecido a importância da atuação das empresas em todos os canais possíveis de interação com seus clientes, o chamado Omini-channel. Todas as etapas de interação com seu público que antecedem a compra e mesmo a compra podem acontecer em qualquer canal e em qualquer lugar, seja acessando o facebook do mobile, procurando o nome da sua marca no google pelo desktop ou visitando sua loja física. O primeiro contato com o produto ou marca pode acontecer em qualquer canal e o mesmo acontece com a compra. Portanto, não estar presente em algum momento pode ser crucial para que compra aconteça.

Mas como essas rupturas acontecem? Ela pode acontecer quando uma cliente visita uma loja de calçados no shopping, vê um lindo modelo de scarpin preto, que é “perfeito” para uma festa que acontecerá 15 dias depois. Apesar do modelo ter sido escolhido, a cliente decidiu procurar outras opções no shopping e depois na internet. Ficou 7 dias procurando mas decidiu que aquele “scarpin preto” do shopping era mesmo o escolhido. No mesmo dia procurou a marca no google e viu boas recomendações de outros usuários que já haviam adquirido outros produtos da marca em blogs, procurou a marca no Instagram é adorou o estilo proposto nas postagens, mas, ao procurar a loja virtual da marca, não a encontrou. Será que ela terá tempo de voltar ao shopping? Pode ser que insista e procure um tempo para ir à loja física, mas o mais provável é que irá procurar um modelo semelhante na internet. Aí está o momento da ruptura. A marca investiu na formulação do modelo do scarpin, no atendimento, no layout da loja, no ponto do shopping, na administração do conteúdo na internet, nas mídias sociais, no entanto, não tinha uma loja virtual disponível. Todo o investimento foi jogado fora.

No entanto, a importância do Omini-channel é muito maior que apenas não perder vendas. Uma marca com uma loja virtual bem planejada pode obter excelentes resultados através da divulgação de seus produtos na internet através dos mais diversos canais como: links patrocinados, mídias sociais patrocinadas, shoppings de comparação, display mídia dentre outas. Destes, alguns canais como facebook e adwords se destacam pelas tecnologias disponíveis através de suas ferramentas de gerenciamento. Entre estas ferramentas, destacam-se como possibilidade de obtenção de novos clientes as ferramentas de espelhamento, no facebook o look a like e no adwords os “públicos semelhantes”. Na prática, estas ferramentas conseguem traçar qual é o perfil dos usuários que compraram na loja virtual e podem disponibilizar outros milhões de usuários com o mesmo perfil e que, portanto, tem alto potencial de compra.

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