Por que é indicado começar vendas através dos marketplaces?

Os números já são os bastante para comprovar que investir em vendas de produtos e serviços online é um bom negócio. Se incluirmos nesta análise um perspectiva sobre o futuro é possível concluir que não é só um negócio, mas é fundamental investir neste segmento. Afinal de conta ele pode se tornar o único ou o principal canal de vendas.

Porém, o e-commerce é um canal e extrema competitividade com dezenas ou centenas de concorrentes distante do seu negócio por abas. Neste tipo de negócio, todos os departamentos da empresa devem possuir excelência e, com certeza, fica difícil começar uma loja virtual com tantas variáveis para controlar. Ter tudo funcionando muito bem logo no start é um risco muito grande, afinal de contas, possuir comunicação(marketing e branding), custo financeiro(adquirência, gateway e anti-fraude), logística(prazo entrega e custo do frete), atendimento(qualidade, precisão e multicanais), suply chain(estoques, preço de compra e vendas e prazo de entrega) e tecnologia(plataforma de vendas, CRM, atendimento, relacionamento e automação de marketing) bem administrados podem exigir um grande investimento inicial, e isso é desafio para empresas de pequeno, médio e grande porte, seja por falta de budget ou pelo risco alto.

Uma das maneiras de escapar de todas estas variáveis é buscar uma solução tradicional já utilizadas em empresas offline(atuam fora da internet) é a terceirização. Mas como terceirizar em um e-commerce? A resposta é vender através de um marketplace. Ao disponibilizar seus produtos em grande marca como Americanas, Submarino, Mercado Livre, Extra, Ponto Frio e outros, você deixa de se preocupar com gestão financeira na venda, tecnologia e marketing e precisa focar apenas no suply chain, atendimento e logística. Diminuindo as variáveis fica mais fácil e menos ariscado estruturar uma operação de sucesso. Porém, quando você estiver como uma operação rentável nos marketplaces não pare por ai. Deixar seu faturamento dependente de parceiros também é um risco alto. O aconselhado é ficar focar de 6 a 12 meses nas vendas nos marketplaces e depois partir para vendas através da própria plataforma, criando um relacionamento direto com seu cliente. Provavelmente quando os marketplaces estiverem completando 10 anos os grandes espaços já estarão tomados por grandes marcas.

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